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Como abrir CNPJ em Itapema? Conheça os passos para abertura de empresa

Para quem pensa em abrir CNPJ em Itapema, saiba que o processo ficou muito mais rápido e prático nos últimos anos, principalmente com o apoio de uma contabilidade. 

Formalizar seu negócio assegura inúmeras vantagens, como emissão de notas fiscais, acesso a crédito, contratação de funcionários e regularização das atividades.

Por que abrir um CNPJ em Itapema?

Abrir um CNPJ em Itapema serve para ter negócio formal. Com isso, você poderá:

  • Emitir notas fiscais;
  • Ter acesso a linhas de crédito empresariais;
  • Abrir conta bancária PJ;
  • Participar de licitações públicas;
  • Contratar colaboradores legalmente;
  • Aumentar a credibilidade com clientes e fornecedores.

Passo a passo para abrir CNPJ em Itapema

O processo de abertura de CNPJ em Itapema segue algumas etapas obrigatórias, que devem ser acompanhadas por um contador. 

Confira, abaixo, os principais passos para abrir CNPJ em Itapema.

1. Escolher uma contabilidade em Itapema

O primeiro passo é contratar um escritório de contabilidade da região, como a Grimes e Pereira

Um contador local conhece os procedimentos específicos da cidade e pode agilizar o registro da empresa na prefeitura, JUCESC e Receita Federal.

Além disso, a contabilidade irá orientar sobre:

  • Melhor CNAE para sua atividade;
  • Natureza jurídica adequada;
  • Regime tributário mais econômico.

2. Separar a documentação necessária

Para abrir seu CNPJ, será necessário apresentar documentos como:

  • RG e CPF dos sócios (se houver);
  • Certidão de casamento (se aplicável);
  • Comprovante de endereço dos sócios;
  • Documento de posse ou contrato de locação do imóvel que será a sede;
  • Além de vários outros.

3. Definir a atividade da empresa (CNAE)

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) define qual é a atividade da sua empresa e influencia na tributação e necessidade de licenças.

Quando você tem o CNAE correto, estará evitando problemas como:

  • Incidência de impostos indevidos;
  • Restrição na emissão de notas fiscais;
  • Inadequações na Inscrição Municipal ou Estadual.

4. Escolher a natureza jurídica

A natureza jurídica determina a estrutura societária da empresa. As principais opções são:

  • EI (Empresário Individual): sem separação entre o patrimônio pessoal e o da empresa;
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): permite abrir empresa sozinho, com separação patrimonial;
  • LTDA (Sociedade Limitada): envolve dois ou mais sócios, cada um responsável pelo capital investido.

5. Definir o regime tributário

O regime tributário influencia diretamente no valor dos impostos a pagar. Basicamente, temos três tipos deles:

  • Simples Nacional: indicado para micro e pequenas empresas, reúne tributos em uma guia única.
  • Lucro Presumido: para empresas com faturamento maior e margens de lucro pré-definidas.
  • Lucro Real: obrigatório para grandes empresas, com impostos calculados sobre o lucro real.

6. Registrar a empresa na JUCESC

Com o contrato social e os documentos em mãos, o contador registra sua empresa na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC). Após a aprovação, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas).

7. Solicitar o CNPJ na Receita Federal

Depois do registro na Junta Comercial, o contador fará o cadastro do CNPJ no site da Receita Federal, oficializando a criação da empresa.

8. Obter a Inscrição Municipal e Estadual

  • Inscrição Municipal: necessária para prestadores de serviços;
  • Inscrição Estadual: obrigatória para comércio e indústria.

9. Solicitar alvará de funcionamento

O alvará é o documento que autoriza a empresa a atuar no endereço indicado. Dependendo da atividade, será necessária a aprovação de órgãos como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

10. Emitir nota fiscal

Após a regularização, a empresa precisa se cadastrar para emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e ou NFS-e):

  • Prestação de serviços: cadastro na prefeitura;
  • Comércio de produtos: autorização na Secretaria da Fazenda (SEFAZ-SC).

Lembre-se: Empresas ME e EPP devem ter um certificado digital para assinar eletronicamente as notas fiscais.

Principais erros ao abrir CNPJ em Itapema

Abaixo listamos os erros mais comuns que você deve evitar ao abrir CNPJ em Itapema.

Escolher CNAE errado

Selecionar uma atividade diferente daquela que realmente será exercida trará problemas na fiscalização, dificultar a emissão de notas fiscais e elevar a tributação.

Ignorar a necessidade de alvará

Alguns empreendedores começam a operar sem alvará de funcionamento. Logo, gera multas e até o fechamento do estabelecimento.

Escolher regime tributário inadequado

Um regime tributário mal escolhido aumenta o valor pago em impostos.

Abrir empresa sem contador

ME, EPP e LTDA são obrigados a ter contabilidade mensal. Sem acompanhamento profissional, o risco de erro na entrega de obrigações fiscais é muito alto.

Qual o prazo para abrir empresa em Itapema?

O processo de abertura de empresa em Itapema costuma levar de 7 a 20 dias úteis, dependendo da agilidade no envio dos documentos e da aprovação nos órgãos.

CNPJ com ou sem sócio?

Você pode abrir empresa sozinho (como MEI, EI ou SLU) ou com sócios (LTDA). 

Para isso, considere:

  • Abrir sozinho: mais autonomia, mas todos os riscos são assumidos por você.
  • Com sócios: divisão de investimentos, responsabilidades e decisões.

Grimes e Pereira Contabilidade para abrir empresa em Itapema

Grimes e Pereira Contabilidade é referência em abertura de empresas em Itapema e região. 

Dessa forma, nossa equipe oferece todo o suporte necessário para abertura, regularização e gestão contábil do seu CNPJ. 

Entre em contato e saiba mais sobre como abrir empresa em Itapema!

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