Tudo que você precisa saber para abrir um e-commerce

Tudo que você precisa saber para abrir um e-commerce

Tempo de leitura: 2 minutos.

Você está pensando em abrir um e-commerce e não sabe por onde começar? Saiba tudo sobre o assunto no decorrer deste artigo! 

Se você trabalha com vendas, deve saber que o e-commerce é uma excelente oportunidade para alavancar os negócios. Entretanto, abrir um e-commerce pode parecer desafiador e cheio de processos burocráticos. Por isso, preparamos as principais informações aqui, para você começar agora. Continue a leitura!  

A importância de abrir um e-commerce no cenário atual

A era da internet apresenta um comportamento relativamente novo das pessoas, principalmente pelo fácil e rápido acesso a informações e produtos, desenvolvendo também um novo relacionamento com compras, agora online! 

Pesquisas apontam que os brasileiros passam cerca de 10 horas e 8 minutos por dia na internet, com objetivos profissionais ou por lazer, posicionando o Brasil na segunda posição global entre os países que passam mais tempo online. O estudo de 2021 ainda aponta uma forte  tendência de crescimento do uso de Internet via smartphones.

Diante disso, o campo de atuação nas vendas online tem um público muito grande e engajado, o que é essencial para potencializar as vendas e crescer no mercado. 

Mas por onde começar? 

online shop
Preis_King por Pixabay

A plataforma certa é a chave para o sucesso 

Imagine a plataforma como a alma do seu e-commerce, afinal, é nela que estão concentradas todas as funcionalidades do ambiente online, além de todo o regime de segurança.

  • atente-se principalmente às plataformas que tem o mecanismo de SEO, essa ferramenta é fundamental para a sua loja se destacar nos mecanismos de busca;
  • opte por uma plataforma que ofereça um layout personalizado, fácil de editar e intuitivo. Estas opções podem facilitar o seu dia a dia no e-commerce; 
  • não deixe de observar se a plataforma apresenta a possibilidade de integração com sistemas ERP. Essa integração ajuda no gerenciamento do negócio;

Com uma excelente plataforma escolhida, você só precisa seguir as próximas dicas para obter sucesso online. Confira!

3 dicas para abrir o seu e-commerce

Por fim, separamos os 3 principais dicas para você começar o seu e-commerce agora mesmo e potencializar os resultados da sua empresa através das vendas online: 

1 – Invista na segurança do seu e-commerce

A falta de segurança nas compras online é um dos principais fatores que impedem as pessoas de comprar em e-commerce. Por isso, essa dica é fundamental para você conquistar a credibilidade do mercado online e se tornar a primeira opção de loja dentro do seu setor. 

Quando abrir um e-commerce, pesquise as opções de segurança que a plataforma escolhida oferece e busque estar sempre atualizado referente a esta área do projeto. 

2 – Planejamento de marketing

Outra dica que faz toda a diferença na hora de abrir um e-commerce é o planejamento de estratégias de marketing. Essa etapa vai ser um dos primeiros passos para adquirir e fidelizar seus clientes. 

Use e abuse dos banners virtuais, ferramentas SEO e e-mail marketing para construir a estratégia certa para o seu negócio. 

3 – Organização é um pilar desse negócio 

Você já imaginou realizar uma venda e na hora da entrega descobrir que o produto acabou? É um grande problema para resolver com o cliente, e que pode ser evitado. 

Organizar o estoque é fundamental para qualquer empresa, principalmente para e-commerce. O resultado da falta de atenção para esse setor é a perda da fidelidade dos clientes. 

Procure os melhores métodos ideais para o seu fluxo de negócio. Você pode escolher entre estoque físico ou vender a nível de encomenda, colocando um prazo coerente para isso. 

Dica extra para viabilizar o meio de pagamento ao abrir um e-commerce

No mundo online, os meios de pagamento digitais têm a função de viabilizar as transações. Por isso, é fundamental selecionar o melhor sistema para a sua loja receber pagamentos online. Existem 4 formas mais comuns de receber pagamento online: boleto bancário, depósito bancário, cartão de crédito e débito. Mas como fazer do jeito certo? 

A dica de ouro é buscar por plataforma especializadas nesse tipo de transação, como o Mercado Pago e o PagSeguro, por exemplo, e analisar qual delas se encaixa melhor com o seu tipo de negócio e seu público.

Que tal procurar um especialista em negócios digitais?

E por último, o passo mais importante de todos, que é buscar parcerias que serão pilares importantes nessa jornada, afinal, burocracias são importantes: cnpj, conta bancária, recibos, notas, registros e planejamento tributário, societário, financeiro.

A Grimes & Pereira Contabilidade Digital cuida de todas as etapas burocráticas e toda a legalização, para você ficar tranquilo e gerar vendas com segurança. Somos especialistas em negócios digitais

Entre em contato para agendar uma conversa e tirar as suas dúvidas. Estamos sempre prontos para te receber.

 

Rolar para cima

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.